sábado, 22 de dezembro de 2012

Jesus, Fonte de Água

por Anderson Loureiro

Sermão pregado no 24° aniversário da Igreja Presbiteriana Antioquia em Guarulhos-SP.

Texto: João 4.10
Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Introdução
As Escrituras Sagradas dão testemunho abundante sobre Cristo ser a fonte de Água Viva. Ele é a Rocha que brotou água no deserto quando foi ferida por Moisés da qual todo o povo bebeu, e Paulo mais tarde disse em 1 Co 10.4 que aquela Rocha era Cristo. Ele é a Casa de Deus do Salmo 36 onde na torrente das Suas delícias o Senhor dá de beber aos homens. Ele é a cidade de Deus do Salmo 46 na qual há um Rio de Alegria. Ele é a fonte de Salvação que Isaías profetizou no capítulo 12 de seu livro, fonte da qual os homens tirarão água. Ele é o manancial de Águas Vivas de Jeremias 2.13. Ele é o templo de Ezequiel 47 do qual sai um rio que vivifica os lugares por onde passa. No livro de Apocalipse no capítulo 7.17, Ele é o Cordeiro que está no trono e que apascentará o seu povo e os conduzirá as fontes da água da vida. E no capítulo 21.6 Ele é o Alfa e o ômega, o Princípio e o Fim, que promete para aqueles que tem sede que ele irá dar de beber gratuitamente da fonte de águas vivas. Eu não sei o que vocês pensam de Cristo, mas eu quero ficar bem junto dele e beber desta fonte todos os dias da minha vida. No texto que lemos, vemos a mulher samaritana sair de sua casa como de costume na hora sexta, meio-dia nos nossos relógios, para buscar água na fonte de Jacó. Mal sabia ela que em vez de uma fonte, ela encontraria duas naquele dia. Duas fontes!

1. A fonte de Jacó: O Mundo e o Esforço Próprio
Quantos de nós não nos lembramos daquele tempo quando ainda não conhecíamos ao Senhor. Como a samaritana que buscava satisfazer o vazio do seu coração com os homens do povoado. Já tivera 5 maridos e o atual nem dela era. Assim também, nós ficávamos inquietos procurando com passeios e mais passeios, relacionamentos atrás de relacionamentos, variações intermináveis de entretenimento (que, como disse certo pregador, é o substituto diabólico da alegria no Senhor), cursos e mais cursos, festas e mais festas, doses e mais doses de drogas e bebida, mil e uma atividades com o intuito de saciar a sede da alma. Buscamos no mundo, nas coisas criadas, satisfazer o anseio de alegria do nosso interior. Todos estas coisas funcionam como o poço de Jacó. Você tira dele a água, mas vai ter que voltar no dia seguinte pois ele nunca mata a sede permanentemente.
A mulher samaritana do nosso texto tinha de ir todos os dias buscar água. E que esforço ela não fazia para ter água do dia! E o que dizer daquelas pessoas que sentem o pecado secar-lhes a alma. Algumas dessas pobres almas, no afã de se livrarem dessa sequidão, pensam que com o esforço próprio podem se livrar do pecado. Pensam que por cumprirem determinados ritos religiosos podem trazer alívio as suas consciências. Pensam que com a força de seu próprio braço poderão transformar o deserto em um manancial. A religião que ensina que você pode confiar em suas forças, e em suas obras, para ser justificado, não faz nada senão trazer mais e mais maldição, porque o Senhor mesmo disse: Maldito o homem que confia no homem, e faz do seu braço a sua força, e também diz, Maldito todo aquele que permanece nas obras da lei para as cumprir, porque ninguém será justificado diante de Deus pelas obras da Lei.

2. Mesmo os crentes devem tomar cuidado de não voltar a fonte de Jacó.
Aqueles que já fizeram aliança com o Senhor, e passaram a beber dEle como Fonte de Água Viva devem ter cautela para não retornarem a fonte de Jacó. Quantas exortações não temos nas Escrituras para evitarmos esse perigo. Em Jeremias capítulo 2, O Senhor repreende o povo da Aliança:
"Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas." (Jr 2.12,13)
Meus irmãos, é uma grande desonra para o nosso Deus, quando deixamos de ter Cristo como nossa fonte de vida, alegria e poder para vivermos a vida cristã, e cavamos cisternas rotas que não retêm água. Israel quis satisfazer-se com os ídolos. Os ídolos eram as cisternas rotas para eles. Cisternas rotas é tudo que usamos como fonte de nossa alegria que não seja o Senhor Jesus Cristo e seu Santo Espírito em nós. Pode ser o dinheiro, pode ser o namoro, pode ser amigos. Cisterna rota podem ser os bens que você tem: carro, casa e aquela televisão de última geração. Pode ser uma novela, um filme, um vídeo-game. Pode ser até a satisfação que você encontra no seu emprego. Cisterna Rota pode ser até uma cargo na igreja, quando esse cargo é usado como um fim em si mesmo. Cisterna Rota, pode ser um pai, uma mãe, um esposa e até um filho. Jesus disse que aquele que ama mais essas coisas do que a Ele, não é digno dEle! Cisterna rota pode ser um desejo de se aperfeiçoar na carne. Na sua carta aos gálatas 3.3, Paulo fala que tendo eles (os gálatas) começado no Espírito, estavam agora querendo se aperfeiçoar na carne. Meus irmãos, tudo que não é feito pela água celestial, tudo que não é feito em total dependência do Espírito Santo, é reprovado diante de Deus, pelo simples fato de que aqueles que confiam na carne não podem agradar a Deus. Esse assunto é tão sério e é tão horrível trocar a companhia do Senhor, é tão reprovável colocar os nossos corações em outra coisa que não o Senhor, que no texto que lemos de Jeremias, o Senhor conclama os céus a ficarem espantados, horrorizados e desolados. E porque? Porque o povo O havia deixado e cavado cisternas rotas. Quanto tempo temos passado a sós com o Senhor bebendo do Seu Espírito? Nada poderia deixar esse assunto mais claro do que as palavras de Paulo em 1 Co 16.22 que dizem: "E se alguém não ama ao Senhor, que seja maldito!" Poderíamos parafrasear e dizer que se alguém não tem o Senhor como TOTALMENTE satisfatório para o seu coração, então que seja amaldiçoado.

3. Jesus, aquele que nos dá de beber do Seu Espírito.
Tendo em vista estas coisas, que são tão sutilmente danosas as nossas almas, voltemos nossa atenção para nosso Amado Senhor! A mulher samaritana naquele dia tinha uma fonte a mais além do poço de Jacó. Era a Cristo Jesus, a fonte que seria instalada no seu coração. É um fonte que estaria com ela aonde ela fosse. Isso fica evidente quando a mulher vai a cidade e fala aos homens da cidade sobre Jesus. Eles prontamente foram ter com Jesus!!! ´É surpreendente que uma mulher, que não devia ter a reputação tão boa no povoado, convence os homens a irem até Jesus? A única resposta é que ela não convenceu-os na sua própria personalidade ou capacidade de argumentação. A fonte de águas vivas já havia sido implantada no seu coração, e começava a jorrar imediatamente para aqueles homens do seu povoado! Que alegria, que restauração o Senhor estava fazendo em Samaria por meio daquela mulher. Um vida restaurada, sendo usada pelo Espírito de Deus para restaurar outras vidas. Nós devemos nos aperceber disso diariamente. Não podemos perder o Senhor de vista um só segundo. Temos que ficar aos pés do Senhor constantemente. Sua presença conosco é mais importante que tudo. Ele é a fonte da nossa alegria, nosso poder para enfrentar os nosso inimigos, nossa vitória contra o pecado. Maria da cidade de Betânia sabia disso. Em Lucas 10. 38-42 nós vemos sua irmã muito preocupada com os afazeres de casa para melhor servir a Jesus. Quantos de nós pensamos estar fazendo o nosso melhor somente porque estão trabalhando alucinadamente na "obra"! A mesma exortação de Jesus a Marta cabe a nós também, quando ele disse: Marta, andas inquieta com muitas coisas, Maria escolheu a melhor parte, e isto não lhe será retirado. Meus irmãos, devemos olhar firmemente pra Jesus, autor e consumador da nossa fé. Todo tempo, o tempo todo! Nada vale a pena sem a sua presença conosco. Ele é o nosso manancial de águas vivas. Maria entendeu o que Martin Lloyd-Jones chama de verdadeiro discernimento espiritual:


Conclusão:
(Descrição da Mensagem de Martin Lloyd-Jones que aqui no blog posso postar como vídeo)
É aniversário da Igreja Presbiteriana Antioquia, e quando aniversariamos, meditamos no tempo que se passou, mas tentamos visualizar o futuro pela frente. E eu quero afirmar baseado nas Escrituras, que teremos um futuro de alegrias indizíveis, não importando as circunstâncias, se tão somente ficarmos junto a Fonte de Água Viva, Cristo, e enchendo-nos da Água que emana de Cristo, seu Santo Espírito. Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra (Os 6.3) . Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário