domingo, 3 de fevereiro de 2013

Levante-se Garoto(a)!

por Anderson Loureiro

Desde que meu filho começou a dar seus primeiros passos, eu e minhas esposa naturalmente esperávamos que o pequeno levasse uns "tombos" de vez em quando. Interessantemente, quando isso ocorria (e ainda ocorre...) nossa reação não foi aquela de fazer um biquinho de dó, quase com lágrimas nos olhos, seguida daquelas célebres frases: - Óooooooo, meu nenê fez dodói....Óoooooo, tadinhoooooo, deixa a mamãe ver se machucou...e tantas outras. Eu particularmente tive o privilégio de ter dois irmãos, um 10 anos mais novo do que eu, e o outro 11 anos. Notei que algumas vezes quando tropeçavam, ou quando pulavam do berço e se espatifavam no chão não se ouvia um "pio". Bastava alguém aparecer é dizer o Óooooooo, e o berreiro começava. De forma que resolvi fazer diferente com meu filho. Quando ele tropeça e cai, eu e minha esposa falamos: Êeeeeeeee, levante-se, não foi nada! As vezes batemos palma, e dizemos a ele que ele é um garoto forte! Incrivelmente, não me lembro dele chorar a toa, por tombos que os meus irmãos com certeza chorariam. O que quero compartilhar é que uma proteção exagerada por parte dos pais deixará os filhos fragilizados diante de algumas dificuldades. Impedirá que eles "engrossem a casca". Isso não é falta de amor. Na verdade isso é amor ao estilo do Pai Celestial. Em Jeremias 12:5 lemos como o Senhor se dirige a Jeremias em respostas às suas questões (reclamações): “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?” Vincent Cheung é um escritor cristão que muito admiro. Ele escreve num texto que trata sobre a Soberania Divina diante das lutas humanas:

Da mesma forma, Jesus esperava que seus discípulos confiassem em Deus mesmo em face da tempestade que ameaçava a vida deles, de forma que quando eles estavam temerosos, Ele repreende-os, dizendo: Onde está a vossa fé?” (Lucas 8:25). Onde está a simpatia? Onde está a gentileza? Mas Jesus não parece nada com o pregador efeminado que muitos crentes proclamam. Eles adoram um ídolo criado por eles, uma prole de um casamento entre o pensamento bíblico e pagão. Sem dúvida eu não me submeterei a tal coisa, mas a condenarei com confiança e autoridade, no nome e espírito de Cristo, com toda sua energia, que tão poderosamente opera em mim (Colossenses 1:29). Cristãos contemporâneos desaprovam isso porque eles têm sido ensinados pelas tradições de homens, não pelas doutrinas de Deus. Eles não O conhecem, e julgam Seus métodos e Seus servos pelos padrões perversos deste mundo. (http://www.monergismo.com/textos/soberania_divina/lutas-humanas-soberania_V-cheung.pdf)
De fato a situação dos discípulos era desesperadora! Você já ficou em um barquinho, à noite no meio de uma tempestade, prestes a afundar? Eu não, mas posso imaginar (e já vi uns filmes que mostram essa situação...é de perder o fôlego!) Interessantemente, o Senhor Jesus não disse: Óooooo, tadinho dos meus discípulos, deixe-me ajudá-los. E após Ele acalmar a tempestade Ele não disse: - Alguém se machucou? Fez dodói aí, Pedrinho. Não, Ele estava interessado em tornar seus discípulos mais cheios de fé e de coragem, então perguntou: -Onde está a vossa fé? 
Devemos receber as circunstâncias adversas como vindas das mãos de Deus. Ele resolveu ter um povo forte e cheio de fé. Para isso nos deu seu Espírito e somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Então levantem-se garotos(as)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário